olá educador(a)!
Vivemos cada vez mais distantes da Natureza e, consequentemente, esta distância vai impactando e sendo normalizada também na vida de nossas crianças. Não faz muito tempo que uma infância com brincadeiras ao ar livre era vista como algo natural e necessário. Mas uma desconexão se instalou entre as crianças e o convívio com elementos naturais, principalmente, mas não somente, nos grandes centros urbanos. Entretanto, o contato entre as crianças e a Natureza pode trazer enormes benefícios para elas e também para o meio ambiente.
A partir de uma profunda tomada de consciência, de trocas e de união entre educadores, pais, pediatras, ambientalistas será possível melhorar as condições de vida da criança contemporânea e estreitar seus laços com o mundo natural.
Este curso aponta para a urgência de percebermos que a situação só vai mudar quando o convívio com a natureza for reconhecido como algo fundamental, como parte dos direitos da criança e condição essencial para uma infância saudável.
Cada um de nós tem oportunidades de contribuir para a reconexão do ser humano com a Natureza! Vem com a gente!
conheça nossas especialistas
Ana Cecília de Barros
Pedagoga com 30 anos de experiência em diversos âmbitos educativos: educação infantil, educação terapêutica, ensino fundamental e consultoria parental. Co-fundadora da Aliança pela Infância no Brasil. De 2017 a 2019 atuou como professora cofundadora da Escola Waldorf de Hong Kong, China.
Especializada em Educação Terapêutica e em Pedagogia Waldorf (St - Prèx /Dornach, Suíça)
Atualmente compõe o time de Consultores Pedagógicos do Instituto Olinto Marques de Paulo.
Luiza Lameirão
Pedagoga, docente em diversos cursos de especialização de professores e médicos. Cofundadora da Aliança pela Infância e do programa Ilumina do Instituto Olinto Marques de Paulo. É autora de diversos livros, dentre eles: Cheiro de Terra Molhada, Criança Brincando quem a educa?
Nik Sabey
Paisagista, ambientalista, Nik Sabey é idealizador do projeto: “Novas Árvores por Aí” e consultor no Projeto Árvore Generosa que tem o objetivo de conectar a criança com a natureza. Entusiasta do paisagismo funcional e integrado, promove a transformação dos espaços com estruturas mais resilientes através das soluções baseadas na natureza como; jardins de chuva, florestas urbanas, biovaletas, alagados construídos e similares.
ao final dos estudos você estará pronto(a) para...
Refletir sobre sua relação com a natureza como espaço vivo e dinâmico que propicia experiências significativas e promove bem estar a todo ser humano em qualquer faixa etária;
Identificar o potencial educador dos elementos da natureza;
Ampliar o seu conhecimento sobre o embasamento científico dos benefícios sensoriais, emocionais e de saúde física que o brincar na Natureza proporciona à criança.